Morre Pe. David Ângelo Leal, aos 91 anos
Com 91 anos de vida e 67 de sacerdote, faleceu na madrugada de sábado (23/11), Pe. David Ângelo Leal, na comunidade Caiçara onde morava a sete anos e seis messes, em tratamento de saúde, sob os cuidados de seus familiares.

Sua primeira Missa foi celebrada no dia de Natal
(25/12/1946), na Igreja Matriz de Jaicós – PI. No dia 29/12 do mesmo ano, celebrou a primeira Missa na capela ao lado da casa onde nasceu. Durante a sua vida sacerdotal exerceu a missão de Vigário Cooperador da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras – PI (15/01 a 27/09/1947); Vigário Ecônomo das Paróquias Nossa Senhora dos Remédios, em Picos e Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX (05/10/1947 a 22/02/1948); Vigário Cooperador e Assistente Eclesiástico do Círculo Operário de Picos e também Capelão das Irmãs Filhas do Coração Imaculado de Maria (1948).

Em 1960 foi incardinado na Diocese de Oeiras – PI, como Vigário Cooperador da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, diretor e professor do Ginásio Municipal de Oeiras. Por 20 anos, foi também professor do Ginásio Escola Normal do Curso Cientifico e Seminário.
Em 1980 mudou-se para Floriano exercendo a missão de Vigário Geral do Bispado e Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro de Alcântara.
Em 1986 passou a morar em Picos, assumindo a missão de Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e Vigário Judicial da Diocese de Picos até setembro de 2004. A partir de setembro de 2004, por motivo de saúde, passou a morar com a sua família na comunidade de Caiçara onde permaneceu até o dia de sua morte. Durante os sete anos e seis meses, sem poder caminhar, sempre recebeu o valioso cuidado de seus familiares, principalmente das suas sobrinhas, Geni Leal, Tarcilia Bezerra e do casal, Moisés João de Melo e Divina Maria de Jesus Carvalho.

Entre os momentos mais significativos de sua vida destacavam-se os aniversários de nascimento (27/07) e ordenação sacerdotal (01/12) que ele mesmo fazia questão de celebrar com os familiares e amigos.A Missa de copo presente aconteceu neste Domingo (24/11), Dia de Cristo Rei, às 09:00 h, na capela de Nossa Senhora da Conceição, de fronte à casa onde Pe. David nasceu. A celebração foi presidida Pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres, Geraldo Gereon, da Área Pastoral de São – PI, Domingos Barbosa, Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), Gerlan de Matos Costa, Pároco da Paróquia São José, em Pais Landim – PI, Espedito Antonio de Oliveira, Pároco da Paróquia de Jaicós – PI, Antônio Cristo Oliveira, Pároco da Paróquia de Marcolândia – PI, Wagner Francisco de Sousa Carvalho, Pároco da Paróquia de Padre Marcos – PI, Ferdiran Fontes Mendes, Capelão da Igreja do Coração de Jesus – Picos – PI, Francidilso Silva do Nascimento, Pároco da Paróquia de Simões – PI.
No final da celebração, Dom Plínio fez o rito da “última encomendação e despedida” seguido da bênção final. Após a cerimônia litúrgica, familiares e amigos fizeram apresentaram alguns pronunciamentos e mensagens a respeito da vida do falecido. Em seguida, o corpo foi conduzido e colocado na sepultura que foi construída sob a orientação do próprio sacerdote antes de morrer, com o pedido que fosse sepultado naquele local.
Indagada sobre alguma frase do referido sacerdote que sempre chamou a atenção de todos, sua sobrinha Tarcilia Bezerra, falou: “Na hora que ele descia do carro, dizia”: “Cheguei na minha Caiçara, amada, idolatrada, salve, salve!”
A família comunica que a Missa de 7º Dia acontece na sexta-feira (29/11), às 09:00 h, no mesmo local onde foi celebrada a Missa de corpo presente.
Autor: Pascom Diocesana de Picos